quarta-feira, 2 de maio de 2012

BAHIA TEM MAIS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM COTA


A Bahia é a unidade federada do Nordeste do País com o maior número de universidades públicas ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia com vagas nos sistemas de cotas. Ao todo são nove instituições de ensino superior (IES) de acordo com a ONG Educafro que nesta terça-feira, 1º lançou estudo interativo abrangendo todos estados e o Distrito Federal.
Entre as estaduais, a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) mantém, desde 2002, a reserva de 40% das cotas para estudantes afrodescendentes do ensino público. A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) passou a reservar 50% a candidatos de escolas públicas e, dessas, 80% para negros mais vaga adicional em cada curso para indígena e quilombolas, a partir de 2005.
Em 2006, a Universidade Estadual de Santa Cruz  (Uesc) decidiu reservar 50% a candidatos do ensino médio público. Dessas, 7% para negros e duas vagas para índios ou quilombolas em cada curso. A partir de 2008, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) iniciou a reserva de 50% para candidatos de escolas públicas, destes 70% para negros mais cota adicional para quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência.
A Universidade Federal da Bahia (Ufba)  desde 2004 reserva de 45% para candidatos de ensino médio público, sendo 2% para indígenas, 37,5% para negros e 5,5% para outros candidatos de ensino médio público mais 2 vagas/curso para indígena e/ou quilombolas. Já a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFBR), também mesmo ano, reserva de 45% para candidatos de ensino médio público, sendo 2% para indígenas, 37,5% para negros e 5,5% para outros candidatos de ensino médio público.
A Universidade Federal do Vale do São Francisco mantém cotas sociais e bônus, desde 2009.
Os institutos federais tecnológicos também reservam cotas raciais e sociais. O  Instituto Federal Baiano, a partir de 2008, reserva 50% das vagas para alunos que cursaram o ensino médio integralmente e exclusivamente em escolas públicas e mínimo de 20% para formação pedagógica para atuação na educação básica e profissional.
O Instituto Federal da Bahia reserva 50% das vagas para alunos que cursaram o ensino médio integralmente e exclusivamente em escolas públicas e mínimo de 20% para formação pedagógica para atuação na educação básica e profissional.

Nenhum comentário: