segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ITABUNA É O 6º EM INFESTAÇÃO DE DENGUE NO BRASIL

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (5) o novo mapa da dengue no Brasil e revela o quadro preocupante da doença em Itabuna. O município apresentou o sexto maior índice de infestação predial do país entre os 653 pesquisados.
Os números foram obtidos no último Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti(Liraa). De acordo com o ministério, Itabuna está entre os 48 municípios brasileiros que correm risco de enfrentar epidemia de dengue neste verão.
A cada grupo de 100 casas visitadas no municipio, aproximadamente 9 (8,8%) apresentaram focos de larvas de Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença, no Liraa.
O município sulbaiano é superado por Piancó (PB), com 13,8%, São Raimundo Nonato (PI), 12,5%; Ouro Preto do Oeste (RO), com 11,3%; além dos acreanos Rio Branco e Senador Guiomard, com 9,8% e 8,9%, respectivamente.
Itabuna enfrentou a maior epidemia de dengue em sua história em 2009, quando 14 pessoas morreram. 14,5 mil vítimas da epidemia sobreviveram.
Outra cidade sulbaiana que corre risco de epidemia é Ilhéus, que apresentou índice de infestação altíssimo para os padrões internacionais: 7,9%. O percentual máximo aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é menos de 1%. O Liraa deste ano aponta risco também, na Bahia, para os municípios de Simões Filho (7,6%) e Jequié (4,4%).

Nenhum comentário: