sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ECONOMISTA DEFENDE PROJETOS DE INCLUSÃO PARA QUE ITABUNA “VIRE A PÁGINA”

O desenvolvimento de projetos de inclusão voltados para a juventude e a mulher em situação de risco é apontado pelo professor e economista Elton Oliveira como uma das saídas para gerar oportunidades e combater à violência em Itabuna. Elton avalia que o município pode virar a página e se tornar referência em ações de inclusão da juventude. Itabuna está entre as campeãs brasileiras em violência e falta de perspectivas para o jovem, segundo pesquisas do Ministério da Justiça.
Para ele, é fundamental aproveitar o momento e preparar os jovens com ações de resgate da cidadania e de preparação para os investimentos anunciados para o sul da Bahia. O momento, diz, é propício para esta virada. “Porto, aeroporto, ferrovia vão gerar impactos, mas também compensações”, completa. Entre as compensações estariam, diz ele, ações voltadas à inclusão, resgate de auto-estima e capacitação para o mercado de trabalho.
Na avaliação do economista, esta é a chance do município tornar-se referência nacional positiva. Projetos culturais e ações voltadas à profissionalização estariam nesse leque de opções positivas para o município. “Dentre outras coisas, Itabuna tem um amplo número de contramestres na capoeira”, diz, observando que isso não é usado a favor do município. Ele defende a criação, por exemplo, de um centro de referência em capoeira.
UFESBA
A instalação do campus itabunense da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) na região do Hospital de Base de Itabuna é defendida pelo professor e economista Elton Oliveira. Ele acredita que o espaço propicia a construção de um bairro universitário planejado e que daria um impulso às regiões ao redor da universidade.

Nenhum comentário: