quarta-feira, 2 de maio de 2012

JORNAL CARIOCA DÁ DESTAQUE AO CACAU CABRUCA NA RIO+20


O cacau cabruca, um sistema de cultivo forjado há mais de dois séculos e que tem como base a preservação da Mata Atlântica numa região de alta biodiversidade, levará o nome de toda a região de Ilhéus à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O assunto é tema da reportagem na editoria de Economia do diário carioca O Globo, edição desta terça-feira, 1º.
O texto e as fotos são assinados por Emanuel Alencar que esteve na Região Cacaueira baiana a convite da Ceplac, órgão da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No texto, o jornalista lembra o passado de pujança do ciclo do cacau no Sul da Bahia tema esmiuçado em obras do escritor Jorge Amado.
O jornal diz que “o valor produtivo da lavoura cacaueira no Sul da Bahia movimenta hoje R$ 800 milhões por ano e cresceu 70,8% de 2006 a 2010, segundo dados do IBGE. O desafio agora é manter a floresta em pé e, ao mesmo tempo, dar conta do apetite do mercado consumidor de chocolate, que avança, em média, 10% ao ano no Brasil”.

Nenhum comentário: