quinta-feira, 15 de março de 2012

ITABUNA SOB RISCO DE PERDER SEDE DA UFESBA




Cresce o burburinho em Salvador e Brasília de que Itabuna corre sério risco de perder a reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) para Porto Seguro. Lideranças regionais comunistas, como a deputada Alice Portugal e o vereador Wenceslau Júnior, ouviram da boca de grandes figuras do governo baiano a confirmação de que, realmente, há “movimentação nesse sentido”. Ou seja, o município ficaria com o campus, mas a reitoria seria deslocada para o extremo-sul.
O vereador Wenceslau Júnior acredita que a movimentação para retirar de Itabuna a reitoria da Ufesba tenha a participação de políticos do Sudeste do país, que ainda não engoliram o fato de o sul da Bahia receber grandes projetos como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste. “Ainda não saberia dizer se tem ingrediente político nesse bolo, mas há movimentação, sim”, afirma o vereador itabunense.
Wenceslau defende mobilização regional para que o município sedie a reitoria. Para ele, qualquer mudança significaria desgaste para a presidente da República, Dilma Rousseff, pois o próprio governo federal anunciou Itabuna como destino da reitoria (relembre aqui), além do campus. O vereador, no entanto, reconhece que o município tem caminhado lentamente para não perder o projeto.
Na próxima segunda (19), às 14h30min, o pré-projeto da Ufesba será apresentado na reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. Uma comissão criada pela Ufba para acompanhar a instalação da universidade federal sul-baiana estará em Itabuna na sexta 23. “Se essa ideia de tirar a reitoria de Itabuna se configurar, vamos resistir”, diz o vereador.
Itabuna tem pelo menos quatro áreas para instalar o campus da universidade (veja aqui). A estas opções, Wenceslau Júnior acrescenta uma área nas proximidades da indústria téxtil Trifil, entre as BRs 415 e 101. “Teríamos ali um grande semianel rodoviário”, diz, apontando o campus como indutor de desenvolvimento.

Nenhum comentário: