sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ARRASTÕES IMAGINÁRIOS, TERRORISMO E PÂNICO

Quase todos os ilheenses acreditam que ocorreram arrastões ontem e hoje na cidade. Alguns ouviram falar em assaltos e atos de vandalismo, mas ninguém afirma ter visto ou sido vítima de algum deles. Também não houve nenhum comerciante que divulgasse ter sofrido qualquer prejuízo.
Apesar de tudo isso, o pânico na cidade é generalizado. Agora à tarde, o PIMENTA andou por algumas ruas do centro de Ilhéus, como o calçadão da Jorge Amado, Marquês de Paranaguá, Dom Pedro Segundo e rua Coronel Paiva. Em todas elas, a maioria das lojas estava fechada ou fechando as portas. Poucas pessoas andavam na rua e qualquer grupo que passasse em ritmo um pouco mais acelerado era visto como um arrastão em potencial.
O blog também presenciou um carro de som contratado pelo Sindicato dos Comerciários de Ilhéus, que divulgava mensagem de alerta aos comerciantes. Demonstrando temor pela segurança dos estabelecimentos, bem como das pessoas que trabalham neles, o locutor orientava todos a fechar as portas.
Há razões para temer pela segurança, haja vista a total ausência de policiais nas ruas, mas não se deve desconsiderar que quase todo o caos instalado não passa de fruto de muita imaginação fértil. Felizmente.

Nenhum comentário: