terça-feira, 1 de novembro de 2011

AZEVEDO PÕE A CULPA NO ESTADO POR LIDERANÇA NACIONAL EM MORTALIDADE INFANTIL


O prefeito Capitão Azevedo (DEM) e o secretário de Saúde de Itabuna, Geraldo Magela, culparam o governo baiano por Itabuna obter o título de campeão nacional de mortalidade infantil para municípios acima de 200 mil habitantes. Em 2009, o município do sul da Bahia atingiu índice de 29,4 mortos a cada grupo de mil nascidos vivos (um dos mais altos da década passada).
O prefeito diz que a perda da gestão plena da saúde, em novembro de 2008, gerou “uma série de problemas devido à redução das verbas, que chega a R$ 2 milhões por mês”. Já o secretário Geraldo Magela afirma que “houve redução na oferta de procedimentos e exames em função da falta de condições para custeá-los”.
O município perdeu a gestão das verbas por causa de um rombo de aproximadamente R$ 9,5 milhões e não-pagamento aos credores, principalmente clínicas e hospitais, no último ano da gestão do ex-prefeito Fernando Gomes.
Apesar do prefeito e secretário culparem o estado, o pré-natal depende da atenção básica, de responsabilidade do município. No “contra-ataque” do governo municipal à matéria de Veja (confira clicando aqui), o secretário Magela cita que solicitou ao Estado 20 leitos pediátricos e 40 de UTI neonatal. Magela também ressalta a dificuldade financeira vivida pela maternidade Esther Gomes (Mãe Pobre).
Quanto ao vice-campeonato em homicídios, Azevedo vê a questão da segurança pública apenas como caso de polícia. “A segurança está desaparelhada, sem recursos humanos e materiais para atender à população”, disse.

Nenhum comentário: