O estudante de Serviço Social da Universidade de Santo Amaro (UNISA), Carlos José Nascimento, aproveitando o momento do período de estágio supervisionado no CRAS I – Centro de Referência de Assistência Social, localizado na Rua F, Nº 16, o qual atende pelo telefone: 3613-8307, localizado no Bairro Jardim Grapiuna, direcionou o seu Projeto de Intervenção para divulgar as ações e projetos (através de alguns sites e emissoras de Rádio AMs) desenvolvidos neste equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Básica, com o desejo de mostrar não só a população itabunense, mas também a regional, que o CRAS I é um espaço de concretização dos direitos socioassistenciais, materializando desta forma a política de assistência social na sua área de abrangência do: Centro Comercial, Corbiniano Freire, Jardim Grapiuna, Santo Antônio, São Lourenço, São Roque e Novo Horizonte.
A saber, há vários grupos de convivências que tem o intuito de garantir informações aos usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, ou seja, de acordo a sua idade, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de risco social.
GRUPO DE FAMÍLIAS: acontece às terças-feiras. Tem como objetivo discutir temas considerados de relevância social, garantindo o acesso à informação, no que diz respeito, aos seus direitos sociais e o funcionamento da rede social como um todo.
GRUPO PROTAGONISMO JUVENIL (11 a 15 Anos): realizado às segundas-feiras. Tem por objetivo a criação de um espaço, onde seja possível a formação para a participação e cidadania. As atividades serão desenvolvidas por meio de experiências culturais, esportivas e ações de interação, promovendo a proteção social.
GRUPO DE CRIANÇA (06 a 12 anos): acontece às quartas-feiras pela tarde. Tem por foco o desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e comunidade, para fortalecer os vínculos familiares e em especial prevenir a violência e o trabalho infantil.
GRUPO DE IDOSOS: Realizado as terças-feiras pela manhã e pela tarde. O principal objetivo é desenvolver atividades que contribuam para o processo de envelhecimento saudável, valorizando suas experiências e fortalecendo a sua relação com a família e a comunidade, potencializando assim a sua capacidade moral, intelectual e independência.
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: acontece às quartas-feiras pela manhã. O principal objetivo é divulgar os serviços do CRAS e receber orientação das técnicas para divulgarem as mesmas nas áreas prioritárias da Atenção Básica, principalmente no que diz respeito, a utilização adequada dos serviços de saúde por parte das famílias
GRUPO DE GESTANTES: realizado as quintas-feiras pela manhã. Tem como foco contribuir para o estabelecimento e fortalecimento de vínculos familiares. Este grupo constitui um espaço de reflexão acerca das experiências vividas durante a gravidez e oferece apoio psicossocial as gestantes.
A equipe técnica é composta pelas assistentes sociais Andréia Moutinho e Lia Andrade; pelas psicólogas: Cibelle Lessa, Rosean Sá e Katiúcia Carneiro.
Outros funcionários do CRAS I são os auxiliares administrativos: Antonio Rodrigo e Vanessa Ribeiro. As professoras de artes: Ivonete e Ivani. Equipe de apoio: Alba, Ivone e Deusdete.
E ainda há presença de estagiários em serviço social: Andréa Pereira, Fernanda Rayres, Luciano Pereira e Patrícia Viana. E estagiários em psicologia: Thyarê Hage Rita de Cássia.
O presente Projeto de Intervenção também tem o intuito de sensibilizar aos moradores destes bairros acima citados, a participarem dos grupos de convivências: famílias, protagonismo juvenil, criança e particularizando o Grupo de Convivência da Melhor Idade, que tem seus encontros às terças-feiras sempre das 14 às 16 horas. Grupo esse o qual o estagiário participa sob a supervisão da assistente social, Andréia Morais Sales Moutinho, desenvolvendo atividades, dinâmicas, palestras etc. Com o intuito de contribuir para que os idosos tenham um envelhecimento saudável, ao mesmo tempo em que, possam valorizar as suas experiências de vida e fortalecer sua relação com a família e a comunidade; e o principal elevar sua autoestima na busca de sempre dinamizar a sua capacidade moral, intelectual e independência.
O estudante de serviço social também agradece as orientações acadêmicas da sua supervisora, a Srª. Ana Cláudia e ao site ASS0CIAÇÃO DOS MORADORES DO SARINHA pela colaboração em divulgar o referido projeto acadêmico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário