quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Itabuna promove campanha Contra AVC em crianças

Itabuna realizará nas próximas quinta (23) e sexta-feira(24), uma campanha para a realização de exames Doppler Transcraniano (DTC) em crianças portadoras de anemia falciforme. O trabalho será desenvolvido das 8 às 17h e 8h às 12h respectivamente, no Centro de Referência da Doença Falciforme em Itabuna (rua Miguel Calmon,95, centro da cidade).
O médico neuropediatra do Hospital das Clínicas de Salvador, Dr. Camilo Vieira também participará da campanha, que tem como objetivo prevenir o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ao final do exame, o laudo será entregue às mães ou responsáveis pelas crianças e as que precisarem de novos acompanhamentos receberão uma carteirinha para novo atendimento.
Dados e Doença
A ação que tem como tema “DTC contra AVC”, já passou por varias outras cidades da Bahia e do Ceará, foi idealizada pela fundadora do Instituto Espaço de Vida, Christine Battistini. Ela explica que a anemia é uma grave doença sanguínea, e cujas hemácias (glóbulos vermelhos) são produzidas pelo corpo na forma de uma foice, provocando anemia, icterícia, crises de dor e complicações em órgãos como fígado, pulmões e sistema nervoso central.
“Em diversos casos podem até mesmo levar à morte, daí a importância da prevenção”, alerta. Segundo estatísticas, aproximadamente 11% das crianças que possuem este tipo de anemia devem apresentar AVC até os 20 anos de idade e a prevenção é indispensável. “O risco é ainda maior entre dois e dez anos, por isso nossa ação envolve a distribuição de informativos sobre a doença e tratamento”, confirma a onco-hematologista Pediatra do Cerdofi e da Universidade Estadual Santa Cruz, Dra. Tereza Cardoso.
O presidente da Atafasul, Victor Thadeu Rocha, disse saber muito bem as conseqüências que a doença pode trazer. Ele mesmo já sofreu dois AVCs e diz que os seus efeitos podem mudar a vida de uma pessoa completamente, daí o alerta aos pais de crianças que tem este tipo de anemia para que fiquem atentos e façam o DTC.
Itabuna
A coordenadora de enfermagem do Centro de Referência em Doença Falciforme de Itabuna, Michelle Menezes, informa que existem 710 pacientes de Itabuna e outros municípios da região já cadastrados e com acompanhamento na unidade itabunense. Só em Itabuna, segundo ela, existem aproximadamente 162 pacientes com anemia falciforme.

Nenhum comentário: