sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Inscrições abertas para Semana Nacional de Conciliação

As inscrições para participar da Semana de Conciliação Nacional estão abertas e seguem até o dia 21 de outubro. No ano passado, 23.981 processos judiciais chegaram a uma solução durante a Semana de Conciliação. 
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-Ba) da Bahia acredita que este número duplique este ano. Para ter o processo incluso no mutirão é preciso inscrever no site do TJ-Ba. Na Bahia, as audiências ocorrem entre 21 de novembro e 2 de dezembro.
Apenas as ações judiciais que tramitam nas varas crimes não podem ser encaminhadas para o processo de conciliação. Segundo o coordenador estadual da iniciativa, Ricardo Schmitt, no ano passado, 62.364 audiências foram marcadas e 39.462 se concretizaram, das quais 23.981 acabaram em consenso entre os envolvidos. Nas demais, uma das partes não compareceu.
“Ao manifestar interesse para resolução do impasse, a parte precisa estar imbuída do sentimento de conciliar, e isso significa ceder um pouco para ter o processo resolvido”, alerta Schmitt, que também é juiz assessor do Tribunal de Justiça da Bahia.


Nenhum comentário: