Conforme antecipou o Bahia Notícias, o esquema de corrupção no Ministério dos Transportes, que tinha como brecha a execução de obras com projetos executivos incompletos e mal elaborados, o que proporcionava aditivos, pode influenciar na decisão quanto ao modal de transporte público a ser adotado em Salvador. Apesar de o governo do Estado ter escolhido um modelo sobre trilhos (metrô ou monotrilho) para o corredor entre a Rótula da Abacaxi e o Aeroporto, uma ordem da presidente Dilma Rousseff para o Ministério das Cidades impede que os projetos já aprovados sejam modificados. É o caso soteropolitano, já que o financiamento de R$ 541,8 milhões financiados pela Caixa, através do PAC da Copa, para o BRT (linhas exclusivas de ônibus) fora aprovado em meados de 2010. “A orientação da presidente (Dilma Rousseff) é de que a Matriz de Responsabilidade não seja alterada. Já existe a proposta aprovada para Salvador que é o BRT”, afirmou Negromonte ao jornal Correio. “Até agora não recebemos proposta nenhuma do Governo do Estado da Bahia. Existe a demora e, inclusive, estamos inquietos com esse atraso”, completou o ministro. Ele não descarta, porém, que o projeto do metrô consiga furar a regra. “Se o governo pretende modificar, precisa acelerar a apresentação da proposta e convencer os técnicos do grupo gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que o sistema vai atender realmente à demanda”, disse.
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