segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cale-se ! A censura que nos persegue.

A censura sempre esteve presente no mundo. Na China a primeira lei de censura foi introduzida em 300 D.C, a origem do termo “censor” vem do “escritório censor” da Roma em 443 A.C. Na Roma e na Grécia antiga, o ideal para um bom governo incluía moldar o caráter do povo, então a censura era vista como um ato honorável. Provavelmente o ato de censura mais famoso nos tempos antigos é o do Sócrates; senteciado a beber veneno em 339 A.C por ter opiniões diferentes da igreja.
É claro que a censura ficou mais punitiva depois que os livros estavam sendo copiados, escritos e difundidos, idéias contra o governo, Bíblia estavam se espalhando sem controle. O problema se aumentou com a invensão da “impressora” na Europa no meio do século 15.
Houve até um livro “Index Librorum Prohibitorum”, onde listava livros com conteúdos perigosos e heréticos. Era comandado pela Igreja Católica Romana. Eles queimavam e baniam os livros, às vezes até mesmo os autores. Ninguém nunca se esquecerá do Galileu que morreu cego com várias obras censuradas, ou da Joana D’Arc e muitos outros.
Não faz muito tempo que houve censura no Brasil e no mundo.
  • 1922, Russia, o centro oficial de censura foi estabelecido. Conhecido como Glavlit. Querendo livrar a sociedade soviética de todas as formas de expressão considerados destrutivos para a nova forma de ordem o Glavit tinha controle total de todas as formas de arte e tudo que era publicado. Com o poder de até fechar jornais, o governo queimava, editava e perseguia os livros e os autores. Tecnicamente a censura na Russia durou desde 1855 com o Csar Alexandre II até 1988.
  • 1933, Alemanha, 20.000 de livros queimados. Qualquer livro escrito por um judeu, comunista ou humanista era queimado. Todas as rádios e jornais publicavam somente o que o governo de Hitler mandava, assim eles faziam uma lavagem cerebral.
  • 1933. Na Noruega qualquer um pego ouvindo uma rádio extrangeira ou lendo jornal extrangeiro era sentenciado à morte. Lendo qualquer coisa considerada ilegal também levava à morte.
  • (Mesma época), Dinamarca, 541 jornais e revistas ilegais eram publicados. Todos os colaboradores foram executados ou morreram nos campos de concentração por causa des suas atividades.
  • África do Sul, entre 1950 e 1994, o governo não apenas matava os membros do movimento libertador mas também apagam as memórias (literalmente). Eles queimavam e baniam os bottons, camisetas, revistas e tudo relacionado ao ANC (congresso nacional africano).
  • 1968, Brasil, o Ato  Institucional Número Cinco (AI-5) foi decratado, todos veículos de comunicação, todas as formas de arte e de expressão não poderiam ser praticados e publicados sem terem sidos aprovados pelos agentes especiais. Algumas músicas censuradas:
    1. “Apesar de você”
    2. “Pra não dizer que não falei das flores”
    3. “Cálice”
    4. “É proibido proibir”
    5. “A banda”
    6. “Acorda, Amor”
    7. “Que as crianças cantem livres”
Milhares de pessoas morreram para que eu, e todos vocês tivessem a oportunidade de ler o que quiserem, escutarem o que quiserem, escreverem o que quiserem. Muitos professores, políticos, músicos, artistas e escritores foram investigados, presos, torturados ou exilados do país. 300 mortos e/ou desaparecidos, 25 mil presos 25 mil presos políticos e 10 mil exilados. Hoje em dia eu posso escrever na internet para o mundo ler.


É claro que hoje em dia ainda existe censura, muitas pessoas ficaram nervosas quando o youtube saiu do ar, a mini-série Presença de Anita foi editada,Documentário “Di Cavalcanti” foi proíbido por causa da filha dele (Di Cavalcanti) e muitos outros casos. Porém não tem comparação com antigamente.
Eu posso criticar a mídia, falar mal das revistas, jornais e programas de T.V, mas ao mesmo tempo eu amo isso, por que acho que a censura é uma forma horrível de se ter “ordem e progressEu vou terminar com um vídeo ótimo, uma das minhas músicas favoritas, “Cálice”, ela tinha sido proibida, e o Chico está tentando cantar, é lindo, valeMUITO a pena assistir e ver como era, ver os microfones sendo desligados e tudo mais. Depois que eu vejo tudo isso não sei como algumas pessoas ainda gostam da extrema direita ou extrema esquerda. Não consigo entender como as pessoas acham que os cubanos são felizes, eles são censurados o tempo todo. Não consigo entender como algumas pessoas não dão valor à liberdade de expressão. Fazer o que né…Aqui está o vídeo :

AGORA  VEJA A MUSICA SEM CORTES LINDA LETRA.

Nenhum comentário: